A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentação do relatório de prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2023 do Fundo Municipal de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Djan Barbosa, deu início à apresentação dos trabalhos com a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Primária de Saúde de Rio Verde e profissionais de enfermagem do município. Logo em seguida, a diretora de planejamento da Secretaria, Denia Cabral, e o diretor financeiro, Kennon Claudino, mostraram os números e resultados dos primeiros quatro meses do ano.

Na oportunidade, o secretário Djan Barbosa fez questão de ressaltar que todos os relatórios apresentados foram discutidos anteriormente pelo Conselho Municipal de Saúde, lembrando que é obrigatório dar transparência aos atos do município.

A audiência, portanto, é responsável por trazer todos os aspectos financeiros (repasses, receitas, recursos, investimentos e aplicações financeiras da Secretaria de Saúde), ou seja, tudo o que se refere ao orçamento.

No plenário, estiveram presentes o presidente da Câmara, Idelson Mendes, acompanhado dos vereadores Elvis dos Brinquedos, Lucia Batista, Gerlos, Orestes da Habitação, Luiz Encanador e Sargento Ubitratan.

Durante as explicações sobre o balanço dos quatro primeiros meses do ano, o município mostrou o trabalho desenvolvido na área de saúde mental, a exemplo das diversas ações da prefeitura em busca do bem-estar psicossocial e da promoção de saúde.

O vereador Gerlos, durante sua fala, ressaltou a importância de trabalhar a saúde mental. Como membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, o parlamentar lembrou que já compareceu em diversas escolas, ao dizer que o assunto deve ser colocado em pauta. “Trabalhar isso ajuda bastante, principalmente com as famílias”, comentou.

​Já o vereador Elvis dos Brinquedos afirmou que o serviço de saúde do município passou por melhorias, mas, conforme disse, “falta aperfeiçoar certos quesitos”.

Sempre presente em todas as audiências, a vereadora Lucia Batista questionou a respeito de alguns gastos, alegando que os valores foram desproporcionais, apontamento este esclarecido pelos técnicos da secretaria de saúde.

​Em destaque, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem investido na ampliação de acesso dos cidadãos aos serviços da rede pública e na melhoria contínua da qualidade das ações no setor, com a Atenção Primária de Saúde como base.

​ O presidente Idelson Mendes parabenizou o secretário Djan e a todos os servidores da saúde por oferecerem um “serviço de qualidade aos cidadãos e de excelência nas ações de prevenção e atendimento”. “E essa audiência pública vem justamente dar transparência aos atos. Cumprimento todos os profissionais de saúde do município pela dedicação em atender a população da melhor forma”. ​
​Números

Conforme o resumo das despesas apresentado no relatório, a Secretaria Municipal de Saúde teve um gasto de R$ 128.815.079,91 nos quatro primeiros meses do ano, recursos estes oriundos das esferas Federal, Estadual e a maior parte Municipal.