acessibilidade
Rádio Web Câmara:
ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

Biografia

José Henrique de Freitas nasceu no Município de Rio Verde, no dia 26 de dezembro de 1952, filho do Senhor Ricardo Furquim Pereira e de Dona Rufina Furquim de Freitas, casado com a Senhora Conceição Guimarães de Freitas.  Pai orgulhoso  de três filhos:  Danillo Henrique Guimarães de Freitas, Danilton José Guimarães de Freitas e Daniela Cristinara Guimarães de Freitas,  sempre procurou conduzir a família com amor, serenidade e confiança em Deus. Em 1972, prestou concurso pelo Banco do Brasil, no qual trabalhou durante 29 anos, atuando em diversas funções, servindo ao público com dedicação e simpatia, procurando atender suas necessidades.

Aposentando-se em abril de 2004, atendendo ao pedido de amigos e familiares, ingressou na vida política, oferecendo seu nome à candidatura para vereador. Peemedebista convicto e inabalável em seus ideais de que a política é coisa séria e o trabalho do político é servir a população que o elegeu, com honestidade, transparência e dedicação, dispôs-se, numa campanha humilde, a visitar os amigos de casa e casa expondo seus desejos de contribuir para que Rio Verde pudesse desenvolver de forma sustentável, sem agressões ao meio-ambiente e também de trabalhar para que os problemas da  população pudessem ser minimizados através da tentativa de trazer-lhe mais segurança, saúde e bem estar.  Tendo sido eleito       passou a exercer suas funções com dedicação e respeito ao próximo.

Tendo o lema da religião Espírita como meta, procurou primeiramente como ser humano, e também como representante do povo, auxiliar dentro das formas possíveis, as pessoas que o procurassem.

Foi escolhido para presidir na Câmara Municipal, a Comissão Provisória do Meio-Ambiente onde foram constatadas várias irregularidades em propriedades que margeiam as nascentes e córregos que abastecem nossa cidade. Também presidiu a Comissão de Estudos da Elaboração do Plano Diretor de Rio Verde, tendo contribuído, dentro do possível, para que algumas modificações fossem feitas a fim de que o nosso município pudesse ter melhor amparo, no que diz respeito ao seu desenvolvimento.

Em 2008 foi reeleito e intensificou seu trabalho em legislar e cooperar com  o crescimento vertiginoso que nossa cidade impõe aos líderes que tem como objetivo o desenvolvimento paritário, onde todos possam, tanto contribuir como receber benefícios. Autor de vários projetos de Lei, aprovados e transformados em Leis, também  elaborou centenas de requerimentos solicitando às Secretarias,  órgãos e entidades, melhorias para nossa cidade.

Em 2016 foi novamente eleito. É atualmente presidente da Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Redação e Vogal da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal.

Tem ainda dedicado seu tempo em filantropias dando seu apoio à diversas organizações como: Associação Beneficente André Luiz, Casa da Sopa, creches e outras.

Rio-verdense de nascimento e de coração, seu sonho é ver, um dia, a nossa cidade mais humanizada, com menos problemas sociais, com a participação de todos.

Competências

Regimento Interno – Art. 88 – São deveres dos Vereadores:

a) residir no território do Município;

b) comparecer a hora regimental, nos dias designados, para a abertura das sessões, nelas permanecendo até o seu término;

c) votar as proposições submetidas a deliberação da Câmara, salvo quando tiver, ele próprio ou parente afim ou consanguíneo, até o terceiro grau inclusive, interesse manifesto na deliberação, sob pena de nulidade da votação quando seu voto for decisivo;

d) desempenhar-se dos encargos que lhe forem confiados, salvo motivo justo alegado perante o Presidente, a Mesa ou a Câmara, conforme o caso;

e) propor à Câmara todas as medidas que julgar convenientes aos interesses, a segurança e bem estar do município bem como impugnar as que lhe pareçam contrárias ao interesse público;

f) comunicar sua falta quando tiver motivo justo para deixar de comparecer as sessões plenárias.