Representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater – Regional Sudoeste) vieram ao Plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (25), antes de iniciar a 4ª sessão ordinária, para apresentar resumidamente, um balanço de suas ações no decorrer do ano de 2023 em prol dos produtores rurais. A Emater possui convênio com o município e desenvolve alguns projetos para a categoria.

Na oportunidade, o supervisor regional da Emater, José Luiz Pereira, chamou a atenção para que haja maiores investimentos na agricultura familiar, ao realçar a importância da atividade dos pequenos produtores rurais dentro da sociedade, lembrando que o tema necessita de uma discussão mais aprofundada.

Segundo o supervisor, a agricultura familiar é uma questão de utilidade pública porque se refere à segurança alimentar. “Com fome, não há saúde e nem educação. Parte das verbas parlamentares podem sem empregadas em projetos bem discutidos, voltados à agricultura familiar, evitando problemas futuros. É preciso que haja propostas para incentivar os jovens a trabalharem nessa atividade.”

Em suas falas, os vereadores Gerlos e Geraldo Neto do Povo concordaram com a necessidade de promover mais políticas públicas em favor dos pequenos produtores. Ao lado do supervisor regional da Emater, também compareceram ao Plenário, os representantes da agência: Jason Ferreira (engenheiro agrônomo e assessor regional), Marlúcio Oliveira (chefe da unidade local) e Marcos Ribeiro (engenheiro agrônomo).