A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na tarde desta quarta-feira (27), o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas III (Caps – AD III- Vida), que funcionará no Residencial Gameleira e é voltada para o atendimento de pessoas maiores de 18 anos que enfrentam sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.

A inauguração do Caps significa um marco importante para o fortalecimento dos serviços de saúde mental no município. A unidade foi entregue com recursos 100% municipais e teve um investimento de R$ 2.346.204,22.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Armando Filho, Gerlos, Luiz Encanador, Luciano Perpétuo, Geraldo Neto do Povo e Serginho da Saúde. Como vice-presidente da Câmara, o vereador Armando Filho ressaltou a importância de o município ter uma unidade desse porte para cuidar da saúde mental.

A unidade possibilita a ampliação da capacidade de atendimento, pois mais pessoas terão acesso aos serviços especializados de saúde mental, com a previsão de atender uma média de 50 novos pacientes por mês.

A habilitação para o funcionamento 24 horas do Caps – AD III – Vida agora apenas depende do Ministério da Saúde, segundo informou o prefeito Paulo do Vale. “A obra é oriunda dos cofres do município, mas quando adquire dinheiro federal, a habilitação vem logo depois. Apenas fizemos uma antecipação, uma visão de futuro”, ressaltou.

Com a inauguração da unidade, a intenção do Executivo é proporcionar um ambiente acolhedor e funcional para o atendimento das necessidades dos pacientes. No total, a estrutura do Centro compreende quatro dormitórios com suítes, quatro salas de atendimentos individuais, duas salas de atendimentos em grupo, farmácia, sala de medicação, sala de enfermagem, dois banheiros coletivos, dois banheiros adaptados, recepção e cantina, entre outros ambientes.

O evento teve a presença do superintendente de Atenção em Saúde do município, Wellington Carrijo, o secretário municipal de Saúde, Djan Barbosa, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Lillian Martins do Vale, representantes do Caps e demais autoridades ligadas ao setor de saúde.