Na manhã desta segunda-feira (15), foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Rio Verde, uma audiência pública, promovida pelo Poder Executivo, com o intuito de apresentar os números que irão compor o projeto de elaboração da Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025.

A audiência foi conduzida pelo contador responsável da Secretaria de Planejamento e Gestão, Dener Ferreira Borges, com o suporte da superintendente de Planejamento, Bruna Tonet. Na oportunidade, ele demonstrou as estimativas de receitas e despesas do município para 2025. A principal função da LDO é selecionar, dentre outras ações, previstas no Plano Plurianual (PPA), aquelas que terão prioridade na execução do orçamento do próximo ano.

Para se ter ideia, no comparativo de “previsão x arrecadação” apresentado em Plenário, houve um orçamento de R$1.470.000.000,00 em 2023, sendo que no mesmo ano, foi arrecadado R$ 1.842.019.508,76, ou seja, uma diferença de 25,31%. De acordo com Dener, para o exercício de 2025, houve uma correção de 6% em relação ao executado em 2023.

No plenário, estiveram presentes os vereadores, Gerlos, Cabo Moraes, Serginho da Saúde e Lucia Batista que usaram a palavra para esclarecer algumas dúvidas em relação às receitas e despesas, as quais foram sanadas pela equipe do Executivo.

Conforme está estabelecido pela Constituição Federal, o prazo para protocolar o Projeto de Lei referente às Diretrizes Orçamentárias para o ano seguinte é 15 de abril do corrente ano. Após a apresentação, o projeto foi protocolado na Câmara, que deverá ser discutido e aprovado até o encerramento das sessões legislativas do primeiro semestre.

De acordo com Dener, a arrecadação do município de Rio Verde já supera o município de Anápolis e está praticamente empatada com Aparecida de Goiânia, cidade na região metropolitana da capital. “A tendência é que o município de Rio Verde passe a ser o segundo município que mais arrecada no Estado, ficando atrás apenas da capital Goiânia”, concluiu.