Vereadores, lideranças políticas e autoridades do agro estiveram presentes na abertura oficial da 21ª edição da Tecnoshow Comigo, nesta segunda-feira (08. Consolidada como a melhor do Centro-Oeste, a Tecnoshow apresenta o que existe de mais moderno em inovações e tecnologias agrícolas para o produtor rural. Esse ano, a feira conta com 650 expositores, 3 mil máquinas agrícolas e mil animais. A expectativa dos organizadores é receber 140 mil visitantes durante os 5 dias de feira, além de manter ou aumentar o volume de negócios do último ano, que foi de R$ 11,1 bilhão.

Durante coletiva de imprensa, o presidente do Conselho Administrativo da COMIGO (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, Antônio Chavaglia, comentou que algumas empresas chegam mais forte no evento, situação que até lhe surpreendeu um pouco. “É uma feira realmente completa em todos os sentidos. Agora chegamos com a Tecnoshow que é tradição. Aumentamos a área e estamos mostrando novas tecnologias para agricultura e pecuária”, frisa.

Temas importantes do agro foram pautados na abertura, como Plano Safra, condições das estradas estaduais e reforma tributária, por exemplo. Inclusive, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, destacou que Goiás investe na melhoria da malha viária estadual, a exemplo da GO-210 entre Rio Verde e Montividiu, onde a substituição do asfalto atual pelo pavimento rígido (concreto) está em andamento e equivale a um aporte de mais de R$ 50 milhões. “Somente em Rio Verde, são R$ 130 milhões investidos pelo Fundeinfra”, destaca.

Ao participar da abertura da Tecnoshow, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro aproveitou para anunciar a exportação de soro fetal bovino para a China. Conforme relatou, o Brasil habilitou recentemente, sete plantas brasileiras no fornecimento de soro para o país asiático.

O ministro ainda anunciou o reconhecimento de equivalência e adesão do Sisbi-POA aos produtos de origem animal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Rio Verde. Logo, os produtos registrados podem ser comercializados em território nacional.

Ao receber o reconhecimento, o prefeito Paulo do Vale, disse que a iniciativa não apenas impulsiona a economia local, “mas também consolida nossa posição como um polo de excelência na produção agropecuária nacional.”

Ao final da cerimônia de abertura da feira, foi assinado o termo de transferência simbólico da capital do Estado de Goiás para Rio Verde, onde o Governador Ronaldo Caiado fez a revista de tropas e hasteamento das bandeiras no Stand do Governo de Goiás. Rio Verde passa a ser a capital de Goiás até a próxima sexta-feira (12).
Para o presidente da Câmara, Idelson Mendes, a feira é a maior vitrine de Rio Verde mundo afora, pois projeta nossas pesquisas e tecnologia internacionalmente, visto que recebe a visita de diversos embaixadores. “A feira atrai negócios que fazem om que Rio Verde seja referência mundial no agronegócio”, finalizou.

Idelson Mendes estava acompanhado dos vereadores Zé Henrique, Cabo Moraes, Flávia Furtado, Gerlos, Eder Magrão, Geraldo Neto do Povo, Lindomar Neves, Armando Filho, Ronaldinho Cruvinel, Lucivaldo Medeiros e Orestes da Habitação.

Também compareceram na cerimônia de abertura, os deputados estaduais representantes de Rio Verde: Lucas do Vale e Karlos Cabral: a deputada federal do município, Marussa Boldrin; o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner; e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, demais deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários estaduais e municipais e representantes de segmentos do agro.