Rio Verde foi sede de um encontro direcionado à educação infantil conhecido como “Pactuação de Metas para o Programa AlfaMais Goiás 2024”, que aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Teatro Lauro Martins. O projeto é uma iniciativa realizada com a parceria entre Estado e municípios, visando garantir a alfabetização na idade certa de todas as crianças em Goiás.

As ações do programa incluem formação para professores, recursos educacionais, e kits escolares no sentido de promover um ambiente propício ao aprendizado.

Com a participação de representantes de 50 municípios, o evento foi marcado por diversos debates e compromissos firmados na busca por uma educação de qualidade. Na ocasião, oito Coordenações Regionais de Educação ficaram responsáveis por organizar as discussões, representadas por Rio Verde, Quirinópolis, Iporá, Jataí, Piranhas, Jussara, Mineiros e Santa Helena.

Representando o presidente da Câmara, Idelson Mendes, o vereador Gerlos compareceu ao evento e ressaltou a importância de incentivar que todos os estudantes goianos tenham assegurado o direito da alfabetização.

Desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios, o AlfaMais Goiás visa assegurar que as crianças saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental e nesse projeto, o governo de Goiás tem auxiliado prefeituras goianas com distribuição de livros, kits escolares e kits literários, além de capacitar gestores.

Com a proposta de alfabetização, a ideia é possibilitar um futuro mais promissor às crianças, promovendo igualdade para todos. O evento teve a participação de prefeitos da região, secretários de educação e articuladores municipais.

O encontro ainda contou com as presenças do deputado estadual Lucas do Vale, secretário de educação, Miguel Ribeiro, e os prefeitos de Santa Rita do Araguaia, Carlos Tadeu Rocha Vieira; Santo Antônio da Barra, José Cândido do Nascimento; Caiapônia, Argemiro Rodrigues Santos Neto; Aparecida do Rio Doce, Edy Carlos Gonçalves; e Lagoa Santa, Nucia Kelly.