O prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale, recebeu na manhã desta sexta-feira (22), o “Título de Cidadão Honorário do Município da Estância Turística de Barretos”, entregue pelo autor do projeto, vereador da cidade de Barretos, Fabrício Aparecido Lemos.

A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara de Rio Verde, onde estiveram presentes diversas autoridades do município. A homenagem se deve ao grande destaque social e profissional de Paulo frente à Administração Pública, em especial, no auxílio à Casa de Apoio do município, localizada em Barretos.

Como comandante do Executivo Municipal, os trabalhos do prefeito empenhados no setor da saúde são destaque em Rio Verde e em outros municípios. Para citar um exemplo, durante a pandemia de Covid-19, Paulo ergueu um Hospital de Campanha na cidade, disponibilizando 100 vagas em apenas uma semana. A iniciativa serviu de referência para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Em Barretos-SP, através de recursos, Paulo do Vale mantém então uma “Casa de Apoio” que atende em torno de 600 pacientes por mês, totalizando mais de 7.200 pessoas por ano. Elas se deslocam de Rio Verde até o município do interior paulista para serem atendidas no Hospital do Amor – principal instituição de referência nacional no tratamento oncológico.

Em sua bagagem profissional, Paulo do Vale já atuou na função de secretário de Saúde, enquanto que no primeiro mês de governo como prefeito municipal, zerou a falta de vagas em escolas da rede pública.  Ao ser reeleito para comandar a Prefeitura de Rio Verde em 2020, planejou que a cidade investisse R$500 milhões em obras de infraestrutura, ampliando acesso aos serviços de saúde e na busca por expandir e qualificar a rede municipal de educação e infraestrutura.

Natural de Tupaciguara – MG e formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo mudou-se para Rio Verde em 1987. Além de ser reconhecido em seu segundo mandato, Paulo se destacou na vida pública por ter sido fundador e presidente do Sicredi na cidade durante seis anos, além de ter fundado a Unicred local.

Ainda no município, o prefeito passou pelas funções de diretor da Unimed e diretor do Sindicato Rural de Rio Verde por dois mandatos. Em destaque, o gestor é lembrado por ser o pioneiro no tratamento nefrológico no Sudoeste Goiano.

Em sua fala, o vereador de Barretos, Fabrício Aparecido Lemos levou seu abraço e reconhecimento ao prefeito Paulo do Vale no auxílio à Casa de Apoio de Rio Verde em Barretos.  “A sociedade barretense reconhece o empenho do chefe do Executivo que é um gestor público reconhecido pela sociedade rio-verdense e agora pela sociedade barretense. Nunca vi alguém reclamar do seu trabalho na Casa de Apoio na hora de cuidar de pessoas que passam por momentos vulneráveis.” Segundo o vereador, o trabalho do município é de excelência por ofertar um transporte digno e o acolhimento aos pacientes com câncer.

Em resposta, o prefeito Paulo do Vale agradeceu a homenagem e se sente orgulhoso por saber que Rio Verde hoje é referência no acolhimento aos pacientes com câncer.  “Digo que não é uma homenagem para o Paulo, mas toda à sociedade rio-verdense. Leve meu abraço à Câmara de Barretos.”

Para o presidente Idelson Mendes, a homenagem é merecida para um “prefeito que não tem medido esforços em proporcionar melhorias na área da saúde”. “É um título justo pois ele trouxe mudanças à vida de muitas famílias. Estamos orgulhosos em saber que Paulo do Vale é reconhecido em outras cidades.”

Compuseram a Mesa Diretiva da sessão solene, o presidente Idelson Mendes, o vereador Fabrício Aparecido Lemos, o prefeito Paulo do Vale, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lillian Martins do Vale e a deputada federal Marussa Boldrin.