A Câmara de Rio Verde encerrou na noite desta quinta-feira (18), à semana de solenidades de entrega de honrarias, homenageando cinco personalidades do município que prestam ou prestaram relevantes serviços à comunidade local. No total, a Casa entregou dois Títulos de Cidadão Rio-verdense, duas Comendas “Sebastião Arantes” e uma Honra ao Mérito.

Iniciando a solenidade, a Mesa Diretiva foi composta pelo presidente Idelson Mendes, a ex-vereadora Andresa Martins, autora de uma honraria, e o primeiro-secretário, vereador Lindomar Neves.

A primeira homenagem da noite foi para Lázaro José de Almeida (in memoriam), conhecido popularmente como Lazão, personalidade rio-verdense que, durante sua trajetória de vida, atuou como sócio proprietário das empresas Sementes Vitória, Mercantil Contábil, Armazéns Gerais Conquista, Vitória Transporte e Auto Elétrica Vitória.

Em ações sociais, Lazão se destacou no cargo de tesoureiro do “Abrigo dos Velhos” e passou por várias funções dentro da diretoria do Clube Campestre. Ele também fez parte do Conselho Fiscal da “Comigo e presidiu a Associação Profissional dos Contabilistas de Rio Verde, além de ter assumido o posto de secretário do Esporte Clube Rio Verde e diretor financeiro da Cooperativa Habitacional de Rio Verde, dentre outras funções na vida pública.

Eleito vereador em 1982 pelo antigo PMDB, alcançando a melhor votação na época, ele ainda comandou a presidência da Câmara de Rio Verde entre os anos de 1983 a 1985. Sua vida política ainda foi marcada por ser oposição ao governo estadual em 1986, quando optou pelo PDC. Já nas eleições de 92, compôs chapa com Nelci Spadoni para vice-prefeito.

Como representante de segmentos sociais, foi o primeiro presidente da ACIRV e trabalhou nos cargos de presidente da APG e vice-presidente da Central das Associações de Produtores Rurais. A Comenda “Sebastião Arantes” foi entregue pelo autor, vereador Cabo Moraes, à Kenia Almeida, viúva do homenageado.

Em seguida, o homenageado Walter Venâncio Guimarães, mais conhecido por “Waltinho do Evangelho”, recebeu a Comenda “Sebastião Arantes” das mãos do vereador Lucivaldo Medeiros. Waltinho entrou para a vida pública em 1972, quando elegeu-se vereador e depois, em 1987, assumiu a presidência da Câmara de Rio Verde, com mandato de dois anos, renunciando um ano depois, cumprindo acordo firmado com seu vice, Cilênio Modesto de Moraes.

Na tramitação de projetos e requerimentos, teve destaque por juntar-se ao então prefeito Eurico Veloso do Carmo, em viagens à Goiânia e Brasília, na busca de recursos financeiros ou obras para o município. Por meio de sua articulação, foi criada a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, sendo o primeiro titular da pasta.

Na vida pública. Walter ainda é lembrado por sua atuação como gestor na Secretaria Municipal de Transportes e diretor do Sindicato Rural de Rio Verde. Atualmente é conselheiro de Administração do Sicredi Cerrado, conselheiro da Acirv e conselheiro fiscal de honra do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (Coderv).

A Comenda “Sebastião Arantes”, é uma honraria criada pela Câmara Municipal de Rio Verde para homenagear pessoas que se destacam na política rio-verdense.

O terceiro homenageado da noite, Antônio Pimenta Martins (Toninho Pimenta), recebeu Honra ao Mérito das mãos do autor, vereador Eder Magrão. Toninho é destaque no município como empresário da área rural por ter trabalhado na direção da Tec Agro durante 24 anos e ser sócio fundador da Sementes Goiás. Depois de vender suas empresas em 2020, decidiu fundar a APM Agro, empresa familiar que atua na produção de grãos e na pecuária de corte nos estados de Goiás e Tocantins.

Pensando numa atuação mais formal, Toninho ainda fundou o Instituto Anéria Pimenta, órgão que presta serviços de assistência social aos mais carentes e necessitados nas áreas de saúde, promoção humana, educação esportiva e cultural.

O penúltimo homenageado da noite foi o médico Saulo Silva Barbosa Martins, especializado em cirurgia endoscópica de coluna e em neurointensivismo. O profissional é reconhecido pelos serviços prestados de saúde pública nos municípios de Rio Verde e Santa Helena de Goiás, além de atender em consultório particular e nos hospitais Unimed Rio Verde e Santa Terezinha. Saulo recebeu o Título de Cidadão Rio-verdense, entregue pelo vereador Lindomar Neves, autor da honraria.

Por fim, o homenageado José Vicente Tonin Júnior recebeu o Título de Cidadão Rio-Verdense das mãos da ex-vereadora, Andresa Martins, autora da honraria. Médico cardiologista, integrou a equipe médica da Clínica do Coração em Rio Verde e, em seu currículo, José Vicente também trabalhou nos hospitais Presbiteriano Dr. Gordon e Santa Terezinha e teve passagem na carreira de professor universitário, ministrando a disciplina de Habilidades Médicas na Universidade de Rio Verde (UniRV).

Atualmente, o médico atende no Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes através do SUS. Em destaque, durante a Pandemia da Covid-19, assumiu a coordenação da enfermaria e da UTI no Hospital Santa Terezinha.

Ao final da solenidade, o presidente Idelson Mendes parabenizou todos os homenageados e autores das honrarias e convocou para a próxima sessão ordinária no dia 22 de abril.