Escritores, representantes da área cultural de Rio Verde e região e os vereadores Gerlos e Lucia Batista estiveram presentes na sede da Secretaria Municipal de Cultura para prestigiarem o lançamento do livro “Letras Goianas III – Antologia do InBrasCI-GO.” A obra foi lançada em comemoração aos 16 anos de instalação da governadoria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InsBrasCI) no Estado de Goiás e organizada pela escritora Zilda Pires.

Com a participação de 40 coautores, o livro apresenta temáticas variadas em prosa e verso com a intenção de divulgar a literatura brasileira em Goiás na forma de ensaios, poesias, sonetos, contos, causos e crônicas, entre outras formas. Em algumas páginas, é evidenciado ícones nacionais e regionais da literatura como Graciliano Ramos, Ziraldo e Marieta Telles Machado.

Em destaque, o livro possui temas como “O Papel da Família na Educação dos Filhos”, Quirinópolis, Sua identidade e Cultura”, e “Empoderamento da Mulher e da Literatura em Caçu e Rio Verde”. Feliz com a presença do público no evento, Zilda agradeceu a parceria de todos os colegas escritores que colaboraram para a coletânea de textos. “Como deu trabalho, mas ficou uma obra muito bonita.”

Para o vereador Gerlos, participar do evento significa uma honra “numa das cidades de grande potencial econômico e que também deve aparecer através de suas expressões artísticas”. “Quero dizer que o prefeito Paulo do Vale tem se sensibilizado e apoiado o setor cultural e, até mesmo, retornou com a Secretaria Municipal de Cultura com verba específica.  Parabéns para e escritora Zilda e os colaboradores”, disse.

Também parabenizando Zilda, a vereadora Lucia Batista ressaltou o trabalho da escritora, ao dizer que ela serve de exemplo aos mais jovens. “A juventude precisa ver sua obra e que novos escritores apareçam.  Rio Verde é cheio de histórias lindas e memórias.  Parabenizo aqui também as professoras que têm publicado seus livros.”

Além dos vereadores Gerlos e Lucia Batista, compuseram a Mesa de Honra do evento, o secretário municipal de Cultura, Isaac Pires; a presidente da Academia de Letras do Brasil (ALB – Seccional Rio Verde), Ana Luíza de Lima; a diretora suplente de Comunicação do Conselho Municipal de Cultura, professora Flávia Bernardes; a presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB – Coordenadoria Goiás), Viviane Mendonça; a vice-governadora da Representação Distrital do InBrasCI no Estado de Goiás – Seccional Rio Verde – Zilda Mendonça; além da estrela da noite –  representante distrital do InBrasCI em Goiás – escritora Zilda Pires.