Alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Maria Brígida da Fonseca, visitaram a Câmara de Rio Verde na manhã desta quarta-feira (26), onde tiveram a oportunidade de conhecer vários departamentos da Casa, incluindo o Plenário e a Praça, quando ocuparam as respectivas cadeiras dos vereadores e da Mesa Diretora para simular como acontece uma sessão legislativa.

A atividade acontece graças ao projeto “Conhecendo os Canais Sociais do Município e sua Função Democrática”, que visa integrar teoria e prática para ampliar o conhecimento dos estudantes.

Acompanhados pelas professoras da Emef, Fernanda Lima, Carolina Leão e Cecília Santos, os alunos aprenderam questões a respeito do funcionamento de várias dependências do Legislativo; do papel dos parlamentares de propor leis, ouvir a população e fiscalizar as atuações do município; da quantidade de vereadores existentes na cidade segundo a legislação e dos benefícios discutidos na Câmara para beneficiar os cidadãos em áreas como saúde, educação e saneamento básico por exemplo.

Na oportunidade, entre várias questões, as crianças perguntaram como os vereadores são eleitos pela população e entenderam que os benefícios na área de educação que chegam até a escola, antes passam pela aprovação da Câmara Municipal, comtemplando professores e alunos.

Para conversar com as crianças e explicar a função de um parlamentar, os vereadores Flávia Furtado, Lucia Batista e Elvis (Hospital dos Brinquedos) responderam os questionamentos e interagiram com estudantes e professores.

A escola agendou a visita à Câmara Municipal, ao entender que a sociedade precisa conscientizar desde cedo sobre a importância do papel do cidadão no município onde vive, lembrando que esse aprendizado começa no ambiente escolar e até ajuda na escolha de um bom representante político futuramente. Além da teoria aplicada dentro da escola, a professora Fernanda Lima ressaltou a necessidade de os alunos conhecerem o funcionamento da Câmara na prática. A visita foi idealizada pela professora Carolina Leão.