A Câmara Municipal de Rio Verde realizou na noite desta sexta-feira (28), uma sessão solene para o lançamento da Comenda “Antonio Chavaglia”, honraria que será concedida às personalidades de destaque no cooperativismo no município de Rio Verde.

Ao iniciar a solenidade, o presidente Idelson Mendes ressaltou a importância da honraria e o nome de peso a qual ela carrega, engrandecendo todos os cidadãos ligados ao cooperativismo que tiverem a oportunidade de recebê-la futuramente. “Todos sabem da relevância dessa comenda e o Antonio Chavaglia se destacou em contribuir para o crescimento e a expansão da Comigo. Ele é referência por prestar um trabalho essencial não apenas em Rio Verde, mas em outros lugares também. Essa comenda ficará marcada na história”, destacou.

O presidente Idelson convidou para compor a Mesa Diretora dos trabalhos o primeiro secretário da Casa, vereador Soldado Fernando, o superintendente do Sistema OCB Goiás, Jubrair Gomes Caiado, a deputada federal Marussa Boldrin, o secretário de Agricultura, Paulo Martins, representando o prefeito Paulo do Vale, e o homenageado da noite, que empresta o nome à comenda, Antonio Chavaglia.

Também foram convidados para compor a Mesa Diretora o presidente executivo da Comigo, Dourivan Cruvinel, o presidente do Sicoob Credi-Rural, Kadmo Ribeiro Carneiro, o diretor administrativo financeiro da Comigo, Warlen Ferreira de Freitas, o ex-presidente da Câmara Adão Mota Filho e alguns pioneiros da Comigo como Vanderval Lima Ferreira e Edgar Leão Martins.

A Resolução que cria a comenda é de autoria do vereador Gerlos e tem como objetivo homenagear as personalidades do cooperativismo que se destaquem e contribuam para o engrandecimento do município de Rio Verde.

Em sua fala, Gerlos destacou a grandeza da cooperativa para Rio Verde e região e “essa realidade mostra a capacidade de liderança e inovação de Antonio Chavaglia”. “É a maior liderança do cooperativismo goiano. A comenda representa o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação que trouxe impacto positivo para a sociedade”.

Por fim, Antonio Chavaglia, lembrou dos companheiros pioneiros na inauguração da Comigo, do apoio da esposa e dos filhos e agradeceu o vereador Gerlos pela proposta de criar a comenda e os amigos presentes das empresas cooperadas. “Tive o apoio da família durante minhas viagens por vários anos no meu trabalho enquanto líder cooperativista. Digo que a Comigo está acima dessa comenda, ninguém faz nada sozinho e sem a ajuda dos companheiros de trabalho, não conseguimos ir em frente”, frisou.

Em sua vasta experiência, Chavaglia liderou o sistema OCB Goiás e o Sescoop Goiás por 17 anos, foi sócio- fundador do Sicoob Credi-Rural e presidiu a Comigo durante muitos anos, expandindo a cooperativa para 19 municípios. Atualmente, Antônio é presidente do conselho administrativo da Comigo e sob sua administração, foi criada a Tecnoshow Comigo, a maior feira de tecnologia do agronegócio no Centro-Oeste.