Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (22), a Câmara de Rio Verde aprovou em primeira votação o Projeto de Lei Nº 93/2024, que reconhece como de utilidade pública municipal, a Associação Inovar de Truco Regional de Goiás, órgão que objetiva fortalecer o desenvolvimento intelectual, social e esportivo mediante a prática do truco, atividade reconhecida como de finalidade cultural.

Presente no Plenário para acompanhar a votação do projeto, o presidente da associação, Gilmar Amador Reverte, afirmou que a aprovação da matéria representa uma sensação de conquista e se sente honrado por estar na Câmara de Rio Verde.  Feliz com a conquista, ele agradeceu o apoio dos vereadores, lembrando que já ajudou muitas pessoas e trabalha pelo crescimento da associação. “E jogamos de uma forma sem ofender ninguém”, disse.

Em seu depoimento, Gilmar conta a história desde o momento que chegou em Rio Verde, quando sofria de depressão. No entanto, o truco possibilitou que ele conquistasse amizades e superasse a doença. “Tive grandes lições e a atividade me fez crescer novamente. Procuro mostrar que por meio desse jogo, é possível resolver problemas e não criá-los”, disse. Por fim, ele adiantou que o Bairro Popular receberá um torneio de truco inédito com mais de 250 participantes em 1 de setembro.

O projeto é de autoria da vereadora Lucia Batista e foi aprovado por unanimidade e segue para segunda votação e redação final nas próximas sessões.

Depois que a associação é reconhecida como órgão de utilidade pública, ela fica apta para receber recursos do orçamento impositivo. De acordo com a maioria dos vereadores que usaram a palavra, a associação tem um papel muito importante na inclusão social dos idosos, proporcionando a eles atividades e relacionamentos sociais.