VEREADOR SARGENTO UBIRATAN REPRESENTA O LEGISLATIVO NA SOLENIDADE DE PASSAGEM DO CARGO DE ADJUNTO DE COMANDO DO 41° BI MEC
Última atualização em 30 outubro 2024 às 20h14
Representando a Câmara de Rio Verde, o vereador Sargento Ubiratan compareceu em Jataí para participar da solenidade de passagem do cargo de Adjunto de Comando do 41° Batalhão de Infantaria Mecanizado (41º BI Mec) – Batalhão General Xavier Curado. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (30) no pátio do Batalhão.
Na ocasião, o subtenente Gilberto Borges Bernardes assumiu a função no lugar do Subtenente Rones de Alencar Agabel. Para o vereador Sargento Ubiraran, comparecer à cerimônia significou uma honra ao prestigiar companheiros militares e realçar a importância do Exército Brasileiro “que traz os princípios da dignidade e do patriotismo.” Ubiratan estava acompanhado do médico rio-verdense e Segundo-Tenente do Exército, Thiago Garcia Freire.
No começo da solenidade, foi inaugurado o retrato do militar sucedido na “Galeria dos Adjuntos de Comando” e, em seguida, o comandante do Batalhão, Coronel Edson Paulo, presidiu uma formatura com a presença das famílias dos militares, substituído e substituto.
Na leitura da referência elogiosa, o coronel, anfitrião do evento, agradeceu a presença dos militares e autoridades presentes e aproveitou para realçar os compromissos do novo comandante, destacando o trabalho do Adjunto de Comando e a importância de executar a função.
O evento contou com a presença ilustre de Valdinei Nascimento de Sousa, pároco da comunidade São Sebastião; Alcy Costa, presidente do Conselho Tutelar de Jataí, e subtenente Anderson Martins de Oliveira, comandante do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado, entre outras autoridades.
O cargo de Adjunto de Comando foi criado pela Portaria Nº 103, do Estado-Maior do Exército, de 22 de maio de 2015. De acordo com o 41º BI MEC, a finalidade do cargo é distinguir o Subtenente ou Primeiro-Sargento “que possui destacada liderança, reconhecida competência e perfeita conduta pessoal.” Seu papel principal é ser o divulgador da ética e dos valores militares, bem como o facilitador da comunicação entre o comando e as praças.