Foi realizada na manhã desta segunda-feira (23), no plenário da Câmara de Rio Verde, uma audiência pública de prestação de contas, referente ao 2° quadrimestre de 2024, do Fundo Municipal de Saúde, que contou com a presença do presidente da Casa, Idelson Mendes, acompanhado dos vereadores Gerlos, Nayara Barcelos, Lucia Batista, Júlio Cesar Silva, Elvis Castro Silva e Francisco Nunes de Moraes.

A audiência foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Djan Barbosa, acompanhado das servidoras, Denia Cabral (diretora de Planejamento da pasta) e Tame Cunha Borges (superintendente de Finanças), além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Presley Silva Freitas. Na ocasião, os profissionais esclareceram sobre alguns pontos do relatório e tiraram dúvidas dos presentes.

Com plenário cheio, muitos servidores da saúde marcaram presença na audiência, a exemplo da diretora de Vigilância em Saúde do município, Marina Porto, e a gerente do Programa Saúde na Escola (PSE), Juceni Maria Tomaz.

Ao responder os questionamentos, Marina explicou a respeito do aumento do registro de algumas enfermidades, falou das campanhas de prevenção e os trabalhos de vacinação nas escolas. Já Juceni informou ao público que 49 escolas municipais estão inseridas no PSE, lembrando que o programa se preocupa em acompanhar e regularidade dos estudantes quanto ao cartão de vacinação.

De acordo com o balanço do 2° quadrimestre, os gastos com o repasse geral das receitas registraram um total de R$181.301.109,54 englobando recursos federais, estaduais e municipais. Pelo balanço apresentado, os números mostram que R$59.612.469,67 são provenientes de repasses federais e R$6.404.762,01 vêm de repasses estaduais.

Quanto à Atenção Primária do Município referente ao 2º Quadrimestre, a equipe informou que o município realizou uma cobertura de 83,55%, enquanto que a cobertura de Saúde Bucal alcançou 47,64%.

Em nota, o município informou que, durante o período, a saúde mental promoveu e participou de diversas ações, envolvendo equipes e os usuários dos serviços de saúde, como a formação de grupos terapêuticos e a realização de visitas domiciliares, entre outras atividades.

As autoridades da Secretaria de Saúde ainda mostraram o balanço atual dos recursos investidos nas obras em fase de construção do setor, incluindo a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as construções do Hospital Municipal Universitário (HMU) e da Unidade Básica de Saúde do Bairro Canaã por exemplo.

Conforme avaliação do município, os investimentos no 2º quadrimestre refletem o esforço da Administração Pública em fortalecer a Atenção Primária, as unidades de emergência e os serviços especializados.

No final da audiência, o secretário Djan Barbosa reforçou o recado de que o município continuará se empenhando em expandir e qualificar os serviços para acompanhar o crescimento da cidade e as exigências emergentes.