RIO VERDE 176 ANOS
Última atualização em 16 agosto 2024 às 13h28


No próximo dia 05 de agosto de 2024, nossa Rio Verde completa 176 anos e o Legislativo Municipal comemora este marco de um município que é destaque por apresentar um desenvolvimento econômico e progresso contínuo, o que reflete em resultados positivos para a população como a melhoria da qualidade de vida e acesso eficiente aos serviços públicos.
A história de Rio Verde começa num período em que ocorre a ocupação do Sudoeste goiano no começo do Século XIX, época em que há a isenção de pagamento de impostos por 10 anos, estabelecido por lei, para criadores de gado bovino e equino na região Sul de Goiás.
Já na década de 70, a abertura do cerrado e a chegada de estradas pavimentadas na região que ligam Rio Verde até os municípios de Goiânia e Itumbiara propiciaram a expansão da agricultura, atraindo consequentemente produtores das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os profissionais trouxeram maquinários e tecnologia e foram responsáveis por aplicarem novas técnicas agrícolas ao setor.
Neste ambiente propício para o agro, a produção de grãos se estabeleceu em Rio Verde, pincipalmente com as culturas de milho e soja, atraindo trabalhadores e novos investimentos. Dessa forma, o município ficou consolidado como grande polo do agronegócio no Brasil e a força econômica se refletiu na realização de eventos de grande porte como a Tecnoshow Comigo, Sudoexpo e Expo Rio Verde.
Um dos principais produtores de grãos do país, Rio Verde é referência por concentrar a maior produção de soja no Estado e possui um forte plantel bovino, avícola e suíno. Sede de uma das plataformas da Ferrovia Norte-Sul, o município é considerado importante polo no escoamento da produção agrícola até o Porto de Santos e se tornou estratégico centro na distribuição de combustíveis. Portanto, a estrutura da plataforma significa grande salto para a economia da cidade.
Ao mesmo tempo, a Câmara sempre esteve presente e contribuiu no processo de desenvolvimento local desde que foi empossada a primeira legislatura da Casa em 1947.
Nestes 176 anos, o Legislativo se sente parte integrante do processo de desenvolvimento de Rio Verde, ao aprovar projetos e requerimentos em prol da comunidade e acompanhar as mudanças e benefícios que a cidade conquistou ao longo dos anos. Entre os avanços significativos, podemos citar a evolução do agronegócio e as tecnologias aplicadas no setor atualmente; as obras de infraestrutura e os investimentos nas áreas de educação e saúde.
Desde que iniciou os trabalhos legislativos nos anos 40, o Legislativo acompanhou alguns investimentos como o procedimento para a abertura e pavimentação de estradas até outros grandes centros do país e a chegada de indústrias que potencializaram a economia local.
Agora, nos últimos anos, em parceria com o município, o Legislativo é reconhecido por contribuir no crescimento social e econômico de Rio Verde. Como exemplo, passaram pela Casa, a análise e aprovação de diversos projetos essenciais que trouxeram as mudanças necessárias e que hoje são realidade aos munícipes.
Esse avanço se mostra na construção de novas unidades de saúde, hospitais, moradias populares e escolas; nas aberturas de vias e ruas; instalação de parques; chegada da Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, projeto de regularização fundiária, incentivo à geração de emprego e a criação da Guarda Civil Municipal para reforçar o serviço de segurança pública local, entre outros feitos. Parabéns Rio Verde pelas conquistas e realizações!!! A Câmara deseja muitos anos de progresso.
