Elaborada pelo Poder Executivo, a Lei Orçamentária Anual (LOA) estima as receitas e fixa as despesas do governo municipal para o próximo ano. Ela estabelece também o detalhamento e a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o exercício seguinte.  A LOA é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo Executivo depois de discussões com vereadores e comunidade.

E cumprindo a legislação, aconteceu na tarde desta quinta-feira (08), no plenário da Câmara de Rio Verde, uma audiência pública onde o município apresentou os números estimados de receitas e despesas para o ano de 2025, colheu sugestões e esclareceu dúvidas dos vereadores e público presente.

A audiência foi conduzida pelo responsável da área de contabilidade da Prefeitura, Dener Ferreira Borges, com o auxílio da superintendente municipal de Planejamento e Gestão Integrada, Bruna Tonet.  De acordo com o relatório apresentado pelo contador, a previsão de receita para o município em 2025 é de R$ 2.058.690.000,00.

Quanto aos investimentos na área de educação, a previsão da Prefeitura é aplicar 30,47% em 2025, enquanto que na saúde pública, o percentual de investimento previsto chega a 24,15%. Já no caso dos gastos com pessoal, o município estima aplicar 42,08% para o próximo ano.

Acompanharam a audiência, o presidente Idelson Mendes, ao lado dos vereadores Gerlos, Francisco Nunes de Moraes, Elvis Castro Silva, Júlio César, Lucia Batista e Nayara Barcelos.

Após a realização da audiência, o Poder Executivo elabora o Projeto de Lei Orçamentário e envia à Câmara para que o documento seja apreciado, discutido e votado até o final das sessões legislativas de dezembro.