Pedro Velasco
10/01/1957 a 29/04/1957
Pedro Velasco nasceu em Rio Verde no ano de 1929, filho do ex-intendente Joaquim Velasco com sua esposa Maria Moraes. Seu pai era primo de Domingos Velasco, um dos grandes vultos do socialismo brasileiro, tendo sido senador por Goiás e deputado federal pelo Rio de Janeiro. Os primos Joaquim e Domingos eram da cidade de Goiás. Pedro Velasco militara, antes de se eleger vereador, em 1954, pelo PSD, na UDN, partido do seu parente Domingos Velasco ( os socialistas formavam, na UDN, a “Esquerda Democrática”, grupo que deu origem ao Partido Socialista Brasileiro, PSB).
Pedro Velasco ingressou no Fisco estadual, no cargo de exator, e o exerceu neste e em outros municípios. Foi destacado desportista, dirigindo o Inhumas e o Esporte Clube Rio Verde. Aposentou-se na década de 80 e sua residência é Goiânia, mas vem sempre a Rio Verde. Do PSD passou aos grêmios que sucederam a esse partido político, sendo, por isso, filiado no PMDB.De Lauro Martins foi grande amigo, correligionário e adversário. Caminharam lado a lado nos ideais do “Pró-Futuro” (ver quadro número 9).
Essa amizade não impediu que Velasco apoiasse, por questão de disciplina partidária, o Paulo Campos, em 1960, em detrimento do Martins, para prefeito. Em 1976, Lauro Martins apoiou Bairon Araújo e Lauro Pires, mas Pedro preferiu marchar com Iron e Osório. Dia 29 de abril de 1957, Pedro Velasco pediu licença da Câmara por 30 dias. Assumiu, nessa data, a Presidência, o pessedista Tércio Campos Leão.
Por Filadelfo Borges de Lima