A Prefeitura de Rio Verde entregou na manhã desta sexta-feira (20), 224 apartamentos no Residencial Campos Altos “Edson Vieira de Paiva”, localizado no Bairro Lázaro Pimenta.

Considerado o maior programa habitacional de Goiás, e exemplo para o país, a entrega das unidades fazem parte do Programa “Parcerias/Cidades – Minha Casa Minha Vida”.

O residencial compreende um condomínio fechado, composto por sete blocos com 32 apartamentos cada, distribuídos no térreo e em três andares. Projetado para oferecer qualidade de vida aos moradores, os apartamentos apresentam infraestrutura que inclui sala de estar, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, além de uma vaga de garagem por unidade e outra extra para visitantes.  Já o condomínio oferece área de lazer equipada de churrasqueira e uma entrada imponente com guarita que garante maior segurança e conforto aos moradores.

O diferencial neste programa é a vantagem de as famílias ganharem as escrituras dos imóveis sem custo adicional, uma ação inédita no Brasil, permitindo que elas acessem o documento da propriedade. Normalmente, o beneficiário levaria cerca de 15 ou 20 anos para obter a documentação.

As famílias contempladas pelo programa foram selecionadas depois de se inscreverem no aplicativo “Rio Verde Habitação” e, através de um rigoroso processo de triagem, os cadastros receberam a aprovação da Caixa Econômica Federal. Para exemplificar, em apenas 18 meses, o município informa que concretizou o sonho de centenas de famílias por meio da moradia própria.

Conforme se definiu a parceria entre município e governo federal, a Prefeitura se responsabiliza pela infraestrutura dos empreendimentos e viabiliza parcelas acessíveis aos moradores, sendo que eles pagam prestações mais baratas, ou seja, entre R$250,00 e R$ 300,00.

Além disso, graças ao programa, as famílias com renda entre R$ 1,3 mil e R$ R$ 4 mil não se preocupam em pagar a entrada para adquirir o imóvel, pois a despesa já é custeada.  O plano do “Parcerias/Cidade – Minha Casa Minha Vida” em Rio Verde é a construção de 4 mil apartamentos, sendo 496 a custo zero polo faixa 1 FAR.

Iniciado no município, o programa é considerado referência nacional, garantindo dignidade e segurança habitacional para milhares de famílias rio-verdenses, e reflete o compromisso da gestão pública pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A Câmara de Rio Verde sempre apoiou os programas destinados à construção de moradias habitacionais. O residencial composto por 224 apartamentos, recebeu o nome ”Edson Vieira de Paiva”, por meio da Lei Nº 7.499/2024, aprovada por unanimidade.

Falecido em 2009, Edson Vieira de Paiva residiu na Fazenda Pindaíbas Monte Alegre, propriedade rural que contribuiu bastante para o progresso do município. Ele era produtor de gado nelore e mestiço, considerado de referência na região, e a homenagem se deve ao seu legado de trabalho e honestidade.

Estiveram presentes no evento, o gerente geral da Caixa Econômica Federal, Eder Pereira;  a superintendente executiva de varejo da agência bancária, Rosângela Moraes, o presidente do Observatório, Edney Arakaki; o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Eduardo Stefani; o prefeito Paulo do Vale; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lillian Martins do Vale; o deputado estadual Lucas do Vale; e o procurador-geral Vinícius Campos,  além de familiares de Edson Vieira,  secretários municipais e demais autoridades.