O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) lançou na tarde da última terça-feira (19), a pedra fundamental do novo Fórum Trabalhista de Rio Verde que será edificado num terreno de três mil metros quadrados. O evento contou com a presença ilustre do desembargador Geraldo Nascimento, presidente do TRT-GO.

De acordo com o Tribunal, o projeto arquitetônico do novo Fórum Trabalhista já está pronto e prevê a construção de um edifício que abrangerá uma área de 2.163,16 metros quadrados. Depois de o município aprová-lo, é elaborado o projeto executivo que compreende a parte estrutural, elétrica e hidráulica do prédio.

Em seguida, os projetos serão submetidos ao Tribunal Pleno para depois serem encaminhados ao Órgão Especial do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), responsável pela aprovação final do projeto e a liberação de recursos.

Orçada em R$11 milhões, a obra do novo Fórum Trabalhista terá início no primeiro semestre de 2025. A proposta de construir um novo ambiente de trabalho é necessária para atender a demanda dos oito municípios da jurisdição.  Atualmente, o Foro de Rio Verde conta com quatro varas do trabalho (VTs). Em 2023, foram distribuídos 5.669 processos.  Já neste ano, entre janeiro e outubro, as VTs receberam 5.079 ações trabalhistas.

O TRT vem atuando com o propósito de melhorar as condições de serviço dos funcionários e a estrutura de atendimento ao público em várias cidades do interior goiano, assim como acontece em Rio Verde.  O novo prédio acolherá as quatro varas de trabalho existentes na cidade, com a perspectiva de instalar outras.