Rádio Web Câmara:

Isaac Antônio de Moraes Portilho

31/01/1985 a 31/01/1987

Sobrinho paterno de Epaminondas Portilho, ex-presidente da Câmara, é filho de Isaac Alves Portilho Filho e de Maria Rita de Moraes. Nasceu em Rio Verde a 23.6.1950. Segundo vereador mais votado (primeiro, Lázaro José de Almeida) em 1982, pelo PMDB, com 1.432 votos. No início dessa Legislatura secretariou a Mesa. Participou de comissões e presidiu a de Finanças e Justiça. Dele o projeto de concessão de título de cidadão honorifico ao dirigente de todas as escolas agrícolas do País, Oscar Lamunier Júnior, o que resultou na emissão de um cheque, entregue por essa autoridade, no valor que eqüivale hoje a 150 mil reais, que possibilitou a implantação de vários cursos e a recuperação física do Colégio Agrícola (atual Cefet), que passava por dificuldades.

Foi um grande passo para que se tornasse estabelecimento de ensino de terceiro grau. Outro título de cidadania rio-verdense de sua autoria concedeu-se ao então ministro da Educação, o hoje senador Marco Maciel, que veio a ser, em dois períodos seguidos, vice-presidente da República (governos Fernando Henrique). O homenageado autorizou três cursos para a Fesurv. Foi na sua gestão à frente do Legislativo municipal que este passou a ter expediente público. Até então ela somente se abria para os trabalhos

Em 1990, pelo PDC, elegeu-se deputado estadual, em oposição ao PMDB que se encontrava à frente do governo estadual desde a vitória de Iris Rezende, em 1982. Em 1986 o vereador Isaac assessorava o prefeito emedebista Osório Leão Santa Cruz, quando aconteceu o rompimento do senador Mauro Borges com o Iris e com seu partido, no que foi seguido pelo seu tradicional aliado e primo terceiro, Osório Santa Cruz. Isaac tomou a mesma estrada, ajudando a organizar o PDC, no qual se filiou o Mauro para disputar a Governadoria nesse ano, perdendo para Henrique Santillo (PMDB).

Em 1990, quando Isaac se elegeu deputado estadual, Iris conseguiu seu segundo mandato de governador. Estava este no exercício do governo quando o PDC rio-verdense se fracionou, formando-se os grupos Osório e Paulo Roberto. Este, lançado à política por Osório em 1986, nesse ano ganhou para deputado federal e em 1988, ainda com o apoio do Osório, venceu o Iron Nascimento, do PMDB, para prefeito.

Em 1990 o Paulo, depois de renunciar, em abril, a Prefeitura(assumiu Eurico Velloso, vice-prefeito), perdeu para Iris Rezende a Governadoria. Em 1992 o Paulo ficou na oposição ao Iris e apoiou a chapa Nelci Silva Spadoni-Lázaro José de Almeida, contra a representada por Osório (PDC) e João Carlos Ferreira Martins, do PMDB. Neste último palanque estava o deputado estadual Isaac, que passou a integrar o secretariado do Iris. Retornou ao PMDB e chegou à Presidência municipal desse grêmio e se fez membro do Regional.

Como deputado estadual conseguiu a construção do Ginásio de Esportes Heráclito Fernandes Lima, a ampliação do Colégio Estadual Filinho Portilho (construíram-se salas de aula e recuperou-se quadra de esportes). Conseguiu também a troca total da rede elétrica do parque de exposição agropecuária de Rio Verde (todos os postes, fios, transformadores e lâmpadas e doação financeira de 50 mil reais).

Licenciou-se da Assembléia para assumir a Secretaria de Ação Social, o que lhe possibilitou conseguir a doação de uma Kombi zero quilômetro e computadores para o Conselho Tutelar de Rio Verde. Idem de máquinas industriais para a associação que representa os portadores de deficiência física. Todas as instituições filantrópicas de Rio Verde, tendo-o à frente dessa Pasta, beneficiaram-se com doações. Funcionário público municipal, durante vinte e três anos e seis meses exerceu as funções de auxiliar de almoxarifado e de Contabilidade. Deste setor foi supervisor geral. Foi também tesoureiro e secretário geral da Prefeitura.

Outros cargos ocupados por Isaac Portilho: diretor de operações da Casego, diretor-geral da Fncade, idem da Câmara Municipal de Goiânia. Membro da Loja Maçônica Estrela Rioverdense, representou-a na Assembléia Legislativa Estadual do Grande Oriente do Estado de Goiás. primeira legislatura. Em razão de trabalho seu, implantou-se linha de ônibus para os setores Promissão, Serpró e Martins, e conseguiu vale-transporte para empregados no comércio e indústria.

Por Filadelfo Borges de Lima