A Câmara Municipal de Rio Verde deu início, na noite desta segunda-feira (10), à semana de sessões ordinárias do mês de novembro.

Logo na abertura, o presidente Idelson Mendes concedeu o uso da tribuna ao vice-presidente de Comércio da ACIRV e coordenador da Câmara Técnica de Matrizes Energéticas do CODERV, Gustavo Lacerda, que apresentou as dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor de energia solar.

De acordo com Gustavo, a Equatorial Goiás deixou de aprovar novos projetos de instalação de usinas fotovoltaicas nos municípios de Rio Verde e Jataí, medida que tem paralisado o avanço da geração de energia limpa e prejudicado centenas de empreendedores do segmento.

Após a explanação, os vereadores manifestaram total apoio ao setor e deliberaram pelo envio de um ofício coletivo à Equatorial, solicitando providências imediatas para a regularização dos processos e o cumprimento das normas da ANEEL e da Lei nº 14.300/2022, que tratam da geração distribuída.

O documento, assinado por todos os parlamentares, reforça a importância do setor de energia solar para o desenvolvimento sustentável, a inovação e a geração de empregos, além de cobrar da concessionária transparência e agilidade na análise dos projetos protocolados.

Dando sequência à pauta da noite, a 1ª secretária, vereadora Nayara Barcelos, realizou a leitura de 16 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo, sendo 13 novas proposições e três substitutivas, referentes à LDO 2026, ao PPA 2026–2029 e à LOA 2026. Durante a sessão, os vereadores também apresentaram diversos requerimentos voltados às demandas da população rio-verdense.

Ainda na sessão, 14 vereadores se inscreveram para o uso da palavra em Assuntos Parlamentares, espaço destinado às manifestações individuais dos parlamentares. Cada inscrito terá dez minutos na tribuna durante a sessão de quarta-feira (12), para abordar temas de livre escolha.

Ao final, as matérias apresentadas foram encaminhadas à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), responsável pela análise técnica e jurídica dos projetos. O presidente Idelson Mendes também convocou os vereadores e convidou a população para participar da sessão ordinária itinerante que será realizada nesta terça-feira (11), na EMEF Professor Lindomar Barros dos Santos, no Parque dos Girassóis, região norte de Rio Verde.

Os projetos de lei em pauta nas sessões de novembro podem ser consultados no site: www.rioverde.go.leg.br.