Na noite desta segunda-feira, 18 de agosto, a Câmara Municipal de Rio Verde retomou as sessões ordinárias após a suspensão dos trabalhos legislativos em respeito ao falecimento do ex-prefeito Dr. Juraci Martins, ocorrido na última quarta-feira (13).

Sob a condução do presidente Idelson Mendes, foram apresentados aos vereadores o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. Após a leitura, ambas as peças orçamentárias foram encaminhadas à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde seguirão em tramitação até as últimas sessões do ano.

Durante esse período, os vereadores poderão apresentar emendas impositivas, que permitem a cada parlamentar destinar aproximadamente R$ 1,3 milhão do orçamento municipal para fomentar entidades e órgãos da administração pública. Por lei, 50% desse valor deve ser obrigatoriamente aplicado na área da saúde, enquanto os outros 50% podem ser destinados livremente a outras áreas de interesse da comunidade.

Além das pautas orçamentárias, a sessão também contou com a apresentação de requerimentos e projetos de lei de autoria dos vereadores, reforçando o compromisso da Casa com a proposição de melhorias para o município.

Ao final da reunião, sob a condução do vice-presidente Cabo Moraes, foi aberto espaço para o uso da tribuna em assuntos parlamentares. O vereador Elvis (Hospital dos Brinquedos), foi o único a se pronunciar. Em sua fala, destacou a importância da saúde municipal e elogiou a atuação do secretário de Saúde, Thiago dos Santos Souza.

Encerrada a pauta da noite, a Mesa Diretora agradeceu a presença do público e convocou os parlamentares para a próxima sessão ordinária, que acontecerá nesta terça-feira (19), às 19h, no plenário da Casa.