INAUGURADA NOVA INDÚSTRIA ESMAGADORA DE SOJA DO GRUPO BREJEIRO, CONSOLIDANDO RIO VERDE COMO UM DOS PRINCIPAIS POLOS INDUSTRIAIS DE GOIÁS
Última atualização em 20 novembro 2024 às 22h12
Presente em Rio Verde desde década de 80, a Brejeiro ampliou suas operações com a inauguração de sua mais nova esmagadora de soja, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), em uma cerimônia realizada na unidade do município, localizada no entroncamento da BR-060 com a GO-174.
Com um investimento de R$ 200 milhões, a unidade de esmagamento de soja será capaz de processar aproximadamente 2.200 toneladas de grãos por dia, sendo que os produtos da empresa como grãos, óleo bruto degomado, farelo e casquinha são comercializados dentro e fora do país.
Segundo a empresa, os investimentos na região Centro-Oeste se devem à abundância de matéria-prima e ao posicionamento geográfico estratégico, além do fator modal favorável. “O grande negócio do agro está nesta região”, afirmou Eduardo Define, presidente da Brejeiro, lembrando que o investimento ampliará a competitividade da empresa no cenário nacional.
A empresa já opera com duas esmagadoras em Orlândia -SP e Anápolis- GO. A expansão traz um aumento significativo na geração de empregos, já que o número de colaboradores diretos dobrou de 70 para cerca de 140 e consequentemente, houve geração de 80 empregos indiretos com as equipes de montagem e infraestrutura. Além disso, a esmagadora proporcionou melhorias no setor de recebimento de soja do antigo armazém.
A Brejeiro começou sua história comercializando arroz e na década de 70, entrou no mercado de óleo. Atualmente, ela também opera três transbordos e três unidades de beneficiamento de sementes nos municípios de Nuporanga, Anápolis e Uberaba, entre outras instalações de armazenamento espalhadas pelo país.
Ao todo, sua capacidade de estocagem é 792.000 toneladas de grãos. Em destaque, a Brejeiro é referência por ser a primeira empresa brasileira a empacotar arroz para supermercados.
Presente no evento, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância de Goiás investir cada vez mais na industrialização, visando que a riqueza permaneça no Estado e não apenas a produção primária. Em seguida, o prefeito Paulo do Vale lembrou que Rio Verde está inserido entre os municípios que mais esmagam soja no Brasil. “A Brejeiro pode contar com o apoio da Administração Municipal”, frisou.
Compareceram na cerimônia de inauguração o deputado estadual Lucas do Vale, o prefeito eleito, Wellington Carrijo; o vereador eleito, Leonardo Lacraia, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Denimarcio Borges; além de produtores rurais, colaboradores, parceiros da empresa e demais autoridades.