A Câmara Municipal de Rio Verde realizou na noite desta terça-feira (12), a segunda sessão solene de entrega de honrarias no mês de novembro, ocasião em que foram entregues as Comendas “Alaor Caetano Ataíde” e “Eurico Veloso do Carmo”, um Título de Cidadania e um Diploma de Honra ao Mérito para personalidades de destaque do município. 

Iniciando a solenidade, o presidente Idelson Mendes convidou para compor a mesa diretiva dos trabalhos o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lillian Martins do Vale.

Primeira homenageada da noite, a servidora pública e chefe de gabinete do prefeito, Vânia Maria da Silva, recebeu o Título de Cidadã Rio-verdense das mãos do autor da honraria, vereador Luiz Encanador. Na sua experiência profissional dentro da Prefeitura, Vânia atuou como farmacêutica bioquímica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e foi responsável técnica da Central de Assistência Farmacêutica (CAF). 

Vânia ainda é lembrada pelo trabalho desenvolvido como superintendente administrativa e financeira da Secretaria de Saúde. Posteriormente, ela assumiu o posto de chefe de gabinete do prefeito, posição que ocupa até hoje.

Dando continuidade às homenagens, o taxista Natalício Silva Borges recebeu das mãos da vereadora Flávia Furtado, a Comenda “Eurico Veloso do Carmo”, honraria dedicada às pessoas que se destacam em atividades sócio-humanitárias. Natalício começou a trabalhar como taxista na Maternidade Augusta Bastos e sempre atendia mulheres grávidas e idosos. Ele é lembrado pela competência e profissionalismo em mais de 40 anos no ramo. Em destaque, Natalício também foi atuante como líder comunitário ao exercer funções na Pastoral da Moradia.

Outra honraria da noite foi entregue pelo vereador Serginho da Saúde ao radialista e jornalista Dionézio Costa Magalhães, conhecido popularmente como Costa Filho, nome que adotou na profissão. Respeitado por ser um grande comunicador em Rio Verde na área de política, o homenageado recebeu a Comenda “Alaor Caetano Ataíde” pelo destaque de sua atividade como profissional da imprensa rio-verdense.

Costa deu o primeiro passo na vida de jornalista ao trabalhar na Rádio Difusora, atualmente Rádio Líder, emissora onde permaneceu por dez anos. Posteriormente, o radialista começou um projeto na Rádio Morada do Sol, onde integra o grupo há 26 anos e apresenta um programa de grande audiência.

O último homenageado da noite, Ricardo Hanzyon de Souza Rodrigues, é fundador do Templo Sagrado de Umbanda “Caboclo Urubatão da Guia” e possui o título Babalorixá de Xangô. Ele também fundou a ONG Amar Sem Limites, cuja missão é apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

Ricardo é reconhecido pelo seu compromisso em auxiliar os mais necessitados na luta pelos direitos humanos e na promoção da inclusão social. Ele recebeu o Diploma de Honra ao Mérito das mãos da vereadora Flávia Furtado pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em seu discurso, o prefeito Paulo do Vale parabenizou a Câmara pela iniciativa de eternizar pessoas de tanto serviço prestado nomunicípio. Primeiramente, ele parabenizou a competência e eficiência de sua chefe de gabinete, Vânia Maria, e a chamou carinhosamente de “a mais nova abobrinha da cidade”. Em seguida, o prefeito parabenizou o taxista Natalício, lembrando do tradicional taxi vermelho do homenageado. “Muito merecida essa Comenda”, comentou.

Já sobre Costa Filho, o prefeito elogiou a trajetória do radialista, enaltecendo a competência e imparcialidade do mesmo, e por fim, o prefeito parabenizou o Babalorixá Ricardo Hanzyon e disse que o Poder Público está sempre pronto para ajudar as entidades, como a “Amar sem Limites”, fundada pelo homenageado.

Encerrando os trabalhos, o presidente Idelson Mendes também parabenizou todos os homenageados e autores das honrarias e disse dá satisfação em ver a Casa cheia “em reconhecimento aos cidadãos que fazem história na atividade profissional, contribuindo com Rio Verde.”