Na manhã desta sexta-feira (25), vereadores e servidores da Câmara de Rio Verde participaram de um ato em apoio à Campanha Outubro Rosa, ocasião em que foi servido um café da manhã, seguido de uma palestra ministrada pela jovem Wanessa Luíza com a temática: “Eu venci o câncer e seus efeitos”.  

Para o presidente da Câmara de Rio Verde, Idelson Mendes, a palestra serviu como um momento de reflexão e aprendizado, ao mostrar a força e resiliência de uma palestrante diante de um grande desafio. “Por isso, é importante as campanhas de conscientização para que as mulheres trabalhem a prevenção e procurem o médico”, ressaltou. 

Antes da palestra, cada umas das vereadoras presentes – Flávia Furtado, Lucia Batista e Nayara Barcelos – deram um depoimento a respeito da importância do trabalho de prevenção, alertando que o diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas.  Um dos temas tratados foi a necessidade de aumentar a rede pública de tratamento oncológico em Goiás, evitando que pacientes percorram longas distâncias.

Também conversou com o público presente, o vereador Eder Magrão, quando disse que já vivenciou experiência dentro da família de enfrentamento do câncer.  O ato em apoio a campanha teve a presença ilustre da historiadora e escritora Zilda Pires, acompanhada do marido, pastor Osvaldo.

Em tratamento contra o câncer, a servidora Gardênia Loiola falou da importância de as mulheres terem amor próprio e se cuidarem por meio do autoexame, além de realçar a necessidade de fazer a prevenção a todo momento. Ao lado dela, o vereador Elvis (Hospital dos Brinquedos), parlamentar em Rio Verde reconhecido por ajudar no encaminhamento de pacientes oncológicos até Barretos, deu um depoimento a respeito   de seu trabalho. 

No início da palestra, a jovem Wanessa Luíza fez uma apresentação de seu histórico de vida para o público presente e explicou como foi seu processo de tratamento. Em destaque, ela ressaltou a importância em ter justamente esse diagnóstico precoce do câncer de mama para aumentar as chances de cura.

Aspectos essenciais foram abordados pela palestrante como fatores de risco do câncer, os sinais e sintomas da doença, as características no seio como pele endurecida ou o aparecimento de crostas e feridas.

Como alerta, Wanessa reforçou sobre a necessidade de fazer a mamografia e relatou algumas experiências que vivenciou no cotidiano ao tratar do câncer, desde o medo da morte, até as situações de preconceito já enfrentadas. “Falta informações adequadas a respeito da doença muitas vezes”, relatou.  

Para completar, Wanessa comentou sobre a importância de manter a autoestima mesmo com o tratamento e as consequências da quimioterapia como a perda do cabelo. “E importante cuidarmos de nós mesmos e termos o apoio da família. “