Foi realizada na manhã desta segunda-feira (26), no plenário da Câmara de Rio Verde, uma Audiência Pública de prestação de contas do 1º quadrimestre do Fundo Municipal de Saúde e contou com as presenças do presidente da Casa, Idelson Mendes, acompanhado dos vereadores Gerlos, Elvis Castro Silva, Júlio César Silva, Lucia Batista, Nayara Barcelos, Flávia Furtado e Luiz Alves de Oliveira.

A audiência foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Djan Barbosa, acompanhado das servidoras, Denia Cabral (diretora de Planejamento da pasta) e Tame Cunha Borges (superintendente de Finanças). Na ocasião, os profissionais esclareceram sobre alguns pontos do relatório e tiraram dúvidas dos presentes.

De acordo com o balanço dos quatro primeiros meses do ano, os gastos com o repasse geral das receitas registraram um total de R$ 167.727.754,16, englobando recursos federais, estaduais (incluindo emendas dos deputados) e municipais.

Quanto à Atenção Primária do Município referente ao 1º Quadrimestre, a equipe informou que o município realizou uma cobertura de 76,25%, enquanto que a cobertura de Saúde Bucal alcançou 47,64%.

Em nota, o município de Rio Verde ressalta o esforço contínuo na área de Vigilância em Saúde, tanto na parte epidemiológica, quanto sanitária, pois “os dados refletem uma abordagem abrangente e eficaz no monitoramento e controle de agravos, vacinação, qualidade da água, atividades educativas e combate a doenças endêmicas como a dengue”.

No caso da vacinação antirrábica, segundo o balanço, houve 652 aplicações e a confirmação de três casos de Leishmaniose Visceral Canina.  Os vereadores demonstraram preocupação quanto à crescente demanda da população canina no município. Em resposta, o secretário Djan Barbosa afirmou que o serviço de controle populacional dos animais avançará ainda mais com a chegada do novo hospital público veterinário que está em construção.

Durante o primeiro semestre de 2024, os trabalhos do município na área de saúde mental totalizaram 34.941 ações e a Secretaria lembra que participou de diversas atividades no período, envolvendo equipes de profissionais e usuários. Como destaque, a Administração Pública entregou o CAPS – AD em março com recursos 100% municipais.

No momento, conforme foi apresentado pelo balanço do quadrimestre, a Prefeitura possui algumas obras em andamento como a construção de Unidades Básicas de Saúde e Caps, além de citar o Hospital Municipal Universitário, cuja obra está orçada em R$ 128.229.978, 43 e o relatório informa que 47,05% dos serviços na unidade já foram executados.