A Prefeitura de Rio Verde deu início na manhã desta sexta-feira (27), a mais uma etapa da Operação “Cio da Terra”. O lançamento aconteceu no Parque Lauro Martins Filho e contou com a presença de agentes e veículos das forças de segurança que irão agir na zona rural. A meta é combater vários tipos de crimes em propriedades rurais como furtos e roubos, promovendo um ambiente mais seguro aos moradores e produtores do campo.

A integração das forças de segurança que atuarão no campo envolve o trabalho da Polícia Militar por meio do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), Comando de Missões Especiais (CME), Compahia de Policiamento Especializada (CPE) e 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Rural, além da participação do Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito (AMT). Inclusive, o esforço é conjunto para reforçar a proteção tanto na zona rural, quanto na cidade.

A Operação Cio da Terra inicia suas ações agora em setembro, sendo que os trabalhos permanecem até o mês de janeiro em decorrência do maior fluxo de pessoas e veículos nas regiões rurais durante o período, quando inicia o plantio, acontece o combate das pragas com defensivos agrícolas e posteriormente, há a colheita.

Logo, os agentes intensificam as abordagens aos indivíduos e veículos que trafegam no campo. “Também realizamos visitas comunitárias aos proprietários rurais e produtores para que todos vejam a maior presença das forças de segurança”, explicou o comandante do 8º Comando Regional da Polícia Militar (8º CRPM), Tenente-Coronel André Ribeiro Nunes.

O comandante ainda ressaltou que a operação tem registrado uma redução constante, ano após ano, dos índices criminais dentro da zona rural e urbana. “E a ideia é reduzir ainda mais”, reforça.

Presente na cerimônia, o comandante do CME, Coronel Alexandre Sales, destacou que a operação também abrange um trabalho na cidade por meio de ações pontuais. “Após os levantamentos de Inteligência, os agentes se deslocam em zonas que precisam ser saturadas em termos de prevenção e demonstração de força. Também trouxemos nossa estrutura a fim de prover o policiamento aéreo com o helicóptero e usamos cães farejadores para encontrar drogas ou armas, por exemplo.”

A Operação Cio da Terra mobiliza as forças de segurança federal, estadual e municipal e para a Prefeitura, representa o compromisso cidade com o bem-estar da população e a proteção do patrimônio rural. O evento ainda contou com as presenças do presidente da GCM, Valmir Borges e a responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Renata Ferrari, entre outras autoridades.