A Câmara de Rio Verde deu prosseguimento na noite desta terça-feira (14), à semana de solenidades de entrega de honrarias, com uma Moção de Aplausos e dois Títulos de Cidadão Rio-verdense, homenageando o Corpo de Bombeiros e duas personalidades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.  

Ao dar início a condução dos trabalhos, o presidente Idelson Mendes convidou para a composição da Mesa Diretiva, o vereador Gerlos; o comandante do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM), tenente-coronel André Luiz Martins Felipe; o comandante da PM de Rio Verde, tenente-coronel Euler Barbosa da Silva Filho, o delegado titular da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil (8ª DRPC), Danilo Fabiano de Carvalho; além do Padre Alessandro Fernandes Batista, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, e o  Padre Raphael Alievi, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Primeiramente, o 4º Batalhão Bombeiro Militar recebeu Moção de Aplausos, de autoria do vereador Cabo Moraes, homenagem que reconhece o trabalho da corporação em proteger e resgatar o patrimônio e o meio ambiente para o bem-estar da sociedade rio-verdense e região.  Na ocasião, estiveram presentes grande parte da equipe do 4º BBM, incluindo os veteranos da corporação.

Logo em seguida, foi concedido ao Coronel do Corpo de Bombeiros, Amilton de Souza Conceição, o Título de Cidadão Rio-verdense em homenagem ao trabalho desenvolvido pelo militar em seu ofício. Por vários anos, Amilton desempenhou inúmeras funções de liderança como comandante do 4º Batalhão Bombeiro Militar em Rio Verde e coordenador regional da Defesa Civil em Rio Verde.  Atualmente, ele é responsável pelo 7º Comando Regional em Caldas Novas.

Nas cidades da região, Amilton trabalhou em Santa Helena de Goiás no cargo de subcomandante da 3ª Companhia Independente e, em Mineiros, ocupou o comando da 6ª Companhia Independente. Por conta de sua atuação militar durante os anos, o homenageado já ganhou condecorações de órgãos públicos e outras corporações e foi assessor especial da Secretária de Estado da Segurança Pública. A honraria é de autoria do vereador Zé Henrique.

Último a receber homenagem da noite, o Padre Afonso Maria da Cruz Castaldoni é referência por conta de seu trabalho religioso desenvolvido no município. Designado para assumir a Paróquia de Santo Antônio de Pádua, nos tempos difíceis de pandemia de Covid-19 em Rio Verde, teve criatividade para evangelizar, consolar e acolher a comunidade.

Sua forte presença em mídias sociais, transmitindo lives e celebrações diariamente, levou acolhimento, crescimento e superação nos momentos de dor e perdas. Ainda durante a pandemia, movimentou a comunidade para garantir o sustento de famílias carentes que até hoje são assistidas pelo movimento Vicentinos.

Como destaque, Padre Afonso alcançou reconhecimento de mérito na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em razão dos 50 anos de trabalhos prestados pela Renovação Carismática Católica no Estado de Goiás.  No Plenário da Câmara, o homenageado recebeu o Título de Cidadão Rio-verdense das mãos do vereador Serginho da Saúde.

Em seguida, o presidente Idelson Mendes encerrou a solenidade, parabenizando todos os homenageados e autores das honrarias e convocou para a próxima Sessão Solene nesta quarta-feira (15).