VEREADORES PRESTIGIAM INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS NO BAIRRO PRIMAVERA
Última atualização em 06 novembro 2024 às 12h41
A Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou na tarde desta terça-feira (05), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Dalila Jayme Martins, localizado no Bairro Primavera.
Com estrutura moderna, o novo centro será fundamental para promover ainda mais a inclusão social aos moradores da região, no sentido de oferecer apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e desenvolver atividades voltadas para crianças, adolescentes e idosos por meio de oficinas de artesanato, atividades físicas, entre outras ações. A unidade foi construída com recursos 100% do município.
Graças ao CRAS Dalila Jayme Martins, a população do bairro Primavera e adjacências terá acesso aos serviços, benefícios e programas da pasta de Assistência Social, visando o fortalecimento da convivência familiar com a comunidade através dos atendimentos e encaminhamentos das famílias de acordo com suas necessidades.
Entre os serviços disponibilizados pelo CRAS, destaca-se o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atenderá crianças, adolescentes e idosos por meio de diversas atividades.
Representando os familiares, a neta Maria das Graças falou com carinho da avó, ao dizer que Dalila era firme e dinâmica e sempre procurava estudar sobre saúde numa época em que não existia televisão e nem internet. Dalila também era avó da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Lillian Martins do Vale, que comentou sobre a importância da Unidade do CRAS para as famílias carentes da região.
Falando em nome do Legislativo Municipal, o vice-presidente Armando Filho falou da parceria entre Executivo e Legislativo, o que possibilitou o Município realizar inúmeras obras nos últimos anos. Armando ainda disse que a Câmara continuará dando todo respaldo ao Executivo no próximo mandato.
Estiveram presentes também o presidente Idelson Mendes, e os vereadores Gerlos, Eder Magrão, Lucia Batista, Cabo Moraes, Zé Henrique, Luciano Perpétuo, Júlio da Ferragista, Luiz Encanador e Lindomar Neves, além dos eleitos Gustavo Amigo do Povo, Dieison Lima e Leonardo Lacraia.
A inauguração também foi prestigiada pelo atual prefeito Paulo do Vale; próximo prefeito Wellington Carrijo, acompanhado de sua esposa Lara; Deputado Estadual Lucas do Vale; superintendente técnica da Assistência Social, Edilene Alves; superintendente administrativa da pasta, Rosimeire Alves Pereira Leão; gestora do CRAS Dalila Jayme Martins, Simone Diamantino; secretários municiais e servidores do Município.
Dalila Jayme Martins
Dalila Jayme Martins nasceu em 12/12/1899, natural de Rio Verde, filha do Major Frederico Gonzaga Jayme, intendente municipal por dois mandatos, entre os anos de 1903 – 1907 e 1927 – 1930. A homenageada foi uma figura marcante na história social e política da cidade. Casada com Jerônimo Antônio Martins, primeiro prefeito eleito do município no ano de 1947, ambos tiveram 14 filhos: Lamartine, Laerte, Laíla, Lauro, Lutércia, Lupércio, Luths, Lélie, Lincoln, Luzia, Luzardo, Laíze, Lenildo e Letónio.
Dalila Jayme atuou como primeira-dama e ganhou destaque por seu envolvimento em iniciativas voltadas para a educação, saúde e assistência social. Durante o mandato do marido, Rio Verde passou por um período de modernização e crescimento, com foco na melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida dos moradores.