A Câmara de Rio Verde recebeu na noite desta quinta-feira (24) a visita do Grupo Escoteiro 5 de Agosto, filiada à União dos Escoteiros do Brasil, instituição destinada à educação extraescolar que está sob o comando do presidente David José Teixeira.

A intenção da visita foi proporcionar aos jovens escoteiros uma experiência cívica e educativa, permitindo que os menores conheçam o funcionamento do Poder Legislativo em Rio Verde e compreendam a importância da participação cidadã. “Essa interação contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos valores de cidadania e liderança que buscamos fomentar em nossos jovens”, disse David.

A Casa recebeu 20 jovens escoteiros de 07 a 14 anos, acompanhados da chefe escoteira responsável pela visita, Keila Gomes Clemente Medeiros.

O Grupo Escoteiro 5 de Agosto possui três ramos de atendimento à criança, a exemplo do Ramo Lobinho, composto por crianças de 6/5 a 11 anos. Já o Ramo Escoteiro abrange menores de 11 a 14 anos e o Ramo Sênior é formado por adolescentes de 14 a 17 ou 18 anos. “Muitos pais com jovens nessa faixa etária podem nos procurar pela nossa rede social ou até mesmo, pelo endereço ou telefone e então, explicamos como funciona o grupo”, disse Keila Gomes, chefe de Métodos do Grupo.

Com 61 anos de história, o Grupo Escoteiro 5 de Agosto possui sede própria e conta com atividades desenvolvidas todos os sábados, sendo responsável por trabalhar nos jovens a parte espiritual e física. “Trabalhamos aspectos para que eles aprendam a respeitar a natureza e as pessoas como ser humano. Muitas de nossas ações acontecem em parques da cidade, fazendas ou reversas ambientais”, explicou.

Para Keila Gomes, visitar a Câmara de Rio Verde significou a oportunidade de os menores conhecerem o funcionamento da Casa. “Eles praticam as atividades escoteiras e nomeiam quem é o monitor ou cozinheiro por exemplo, mas fora isso, queremos que as crianças aprendam sobre os políticos que representam nossa cidade. ”

Ao conversar com os escoteiros durante a sessão, o presidente Idelson Mendes enalteceu o trabalho prestado pelo grupo e solicitou que a entidade organize a documentação para que possa futuramente receber as emendas impositivas do Orçamento de 2025.