Em uma noite com apresentações artísticas e a presença de vários representantes da cultura em Rio Verde, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InbrasCI.GO) realizou a cerimônia de posse dos seus novos membros e homenageou ilustres personalidades rio-verdenses que contribuíram para o desenvolvimento cultural e o progresso do município. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Cultura nesta quarta-feira (25).

Compareceram na cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Isaac Pires, o presidente do Conselho Municipal de Cultura e secretário de Turismo, Laudelino Nogueira; o escritor e artista plástico, Alaor Vieira Reis; a presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb) em Goiás, Viviane Mendonça e a coordenadora do InbrasCI em Goiás, Zilda Pires, entre outras autoridades.

Em sua fala, Zilda primeiramente enalteceu o trabalho das personalidades homenageadas. “São méritos especiais pelas contribuições à sociedade goiana e brasileira e quiçá interacional, através de suas obras singulares no campo institucional, social e cultural, trazendo reais benefícios às futuras gerações”, ressaltou.

Empossados

  • Antônio José Rodrigues dos Santos Júnior – autor do livro “As Presepadas de Zênico”, obra escrita com o apoio do projeto “Escritores Agora Têm Vez” da Secretaria de Cultura.
  • Gabriel Marcelino da Silva – jornalista e assessor parlamentar que já atuou como líder da comunidade de jovens da Igreja Católica, trabalhou em uma emissora de Rádio e é atuante em projetos sociais.
  • João Orlando Cruvinel de Lima – professor, escritor e ex-diretor da antiga Fundação Municipal de Cultura
  • Virneide de Fátima Bueno – professora, artista plástica, escritora e membro da Academia Rio-Verdense de Letras Artes e Ofícios (Arlao) e da Academia de Letras de Rio Verde.
  • Wilton Carlos de Sousa – profissional responsável pela área comercial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no Sudoeste goiano. Também atua na comunicação como apresentador de TV e Rádio
  • Edson José Maria – Graduado em História, presidente da Credimais, policial rodoviário federal aposentado e especialista em História Econômica

Na oportunidade, a organização da InbrasCI em Goiás homenageou uma família de origem estrangeira que prestou relevantes serviços ao município. Dessa vez, a família Yassin, de ascendência libanesa, recebeu a homenagem por ter sido pioneira com a atividade comercial em Rio Verde e em razão de sua representatividade no município. A honraria foi entregue ao pesquisador, empreendedor em gastronomia, radialista e professor universitário, Nagib Yassin.

Homenageados

  • Adriana Cunha de Melo Leão – Atualmente é empreendedora na área de animação e festas infantis. Foi servidora pública na área de educação por 17 anos e fundou sua própria instituição de ensino.
  • Antônio Graciano (Tonhão) – ex-vereador, engenheiro florestal, professor da Universidade de Rio Verde (UniRV) durante 38 anos. Ele foi fundador da Associação de Professores e Funcionários da UniRV (Aprofe) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino em Rio Verde (Sinteerv).
  • Dionézio Costa Magalhães (Costa Filho) – Jornalista e radialista renomado em Rio Verde, reconhecido pelo seu trabalho na comunicação e sua atuação junto à comunidade.
  • Maria Aparecida de Loiola Machado – coordenadora da Biblioteca Municipal Rosulino Campos, onde já desenvolveu vários projetos cruciais de incentivo à leitura para a população.
  • Teresinha Barbosa Bernardes – professora, mestre em Psicopedagogia e doutora em Ciência da Educação. Atualmente ministra palestras sobre a mulher no campo de trabalho.
  • Rosania Alves Cruvinel – Profissional experiente na área de educação que já atuou em creches e é secretária da Pasta de Cultura há 22 anos.
  • Welson Cardoso Barros – graduado em letras pela UniRV, artista plástico, capista de obras literárias, membro da InbrasCI Goiás e diretor do museu Claudino Collet.