Na noite desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Rio Verde realizou uma cerimônia especial em homenagem aos servidores, considerados profissionais essenciais para que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 obtivesse um excelente resultado.

A cidade conseguiu um resultado de excelência depois que atingiu a média de 7,7 nos anos iniciais (1º ao 5º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado recentemente. Graças a essa pontuação, Rio Verde alcançou o 1º lugar em Goiás entre os municípios com mais de 4 mil habitantes e o 2º lugar nacional entre cidades com população maior de 100 mil habitantes.

Além dos mais, na classificação do 6º ao 9º ano escolar, a educação pública de Rio Verde obteve o 1º lugar no Estado. Segundo a avaliação do município, os resultados reforçam o reconhecimento da cidade como um dos principais centros de excelência educacional do Brasil.

O evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade de Rio Verde (UniRV) com a presença de cerca de 2.500 servidores, incluindo diretores, professores e gestores que foram reconhecidos pela dedicação e por gerarem um impacto positivo na educação municipal consequentemente.

A celebração foi oportuna para que o município comemorasse seus esforços em promover uma educação de qualidade, com o apoio e a participação ativa dos servidores, lembrando que Rio Verde se destacou não apenas no cenário estadual, mas se firmou em ser um exemplo nacional, superando cidades a exemplo de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia no desempenho educacional. Depois do feito de Rio Verde na avaliação na rede pública de educação, o Ministério da Educação coloca a cidade no mapa como referência em qualidade de ensino.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Miguel Ribeiro, o deputado estadual Lucas do Vale, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lillian Martins do Vale, o vice-reitor da Universidade de Rio Verde (UniRV), Arício Vieira, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além da coordenadora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Carmem Rejane, e a coordenadora da Educação Infantil do município, Angélica Cândida.

Em seus discursos, os educadores presentes realçaram o trabalho dos servidores públicos e o espaço aberto para o diálogo junto com os coordenadores da Educação no sentido de proporcionar o melhor ensino aos alunos. As profissionais da Secretaria, Carmen e Angélica também foram reconhecidas pela determinação e disciplina no desenvolvimento educacional de Rio Verde.

Já para o secretário Miguel, foram atribuídas características como altruísmo e liderança em comandar a pasta de Educação. Ele recebeu elogios por saber conduzir e orientar as ações para Rio Verde ser a segunda melhor educação do país e a primeira do Estado.

Na ocasião, alunos da rede pública e diretores subiram ao palco e homenagearam a educação local e a união de forças de todos os profissionais para o desenvolvimento de ações e planejamentos, visando que os alunos alcançassem boas notas na Saeb e na busca pelo ensino de excelência.