VEREADORES PRESTIGIAM CERIMÔNIA DE CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E NOMEAÇÃO DE ISAAC PIRES COMO SECRETÁRIO
Última atualização em 06 setembro 2023 às 23h11

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (06), a cerimônia de criação da Secretaria Municipal de Cultura e nomeação de Isaac Pires como secretário. A solenidade contou com apresentação do Hino Nacional, realizado pela Banda Municipal Filadelfo Jorge da Silva; músicas da Orquestra Municipal de Violeiros e Sanfoneiros; apresentação do cantor Rony Cardoso e artistas do circo Bradway e foi prestigiada por representantes de diversos setores culturais do município.
Recentemente, a Câmara de Rio Verde aprovou a Lei Complementar N° 310/2023, que criou a Secretaria de Cultura, com o objetivo de promover e fortalecer as políticas culturais da cidade e dar mais independência à pasta na hora de executar os projetos. Portanto, a Fundação Municipal de Cultura deixou de existir no município. A lei enviada pelo Poder Executivo e aprovada por unanimidade, até de a requerimento da vereadora Lucia Batista, que fez questão de estar presente na solenidade.
Representando o presidente da Câmara, Idelson Mendes, o vereador Gerlos fez questão de ressaltar a participação efetiva do Legislativo Municipal para que a Cultura de Rio Verde fosse elevada ao status de secretaria. “A Câmara Municipal tem participação efetiva neste momento histórico, tanto na parte de requerimentos da vereadora Lucia, quanto nas diversas cobranças do vereador Zé Henrique, e por último agora ainda no mês de agosto a aprovação unânime da Lei que cria a secretaria. Tudo tem seu momento na vida e na véspera da Independência do Brasil, dizemos sim à cultura rio-verdense. Parabéns para todos os envolvidos e um abraço de todos os vereadores de Rio Verde.”
Em seguida, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, afirmou que a criação da Secretaria significa um momento muito importante para o município, lembrando que o projeto de montar a pasta foi um processo em construção desde 2017, quando Isaac Pires assumiu a missão como presidente da Fundação Municipal de Cultura. “E hoje, nós estamos consolidando esse desejo”, comentou.
Paulo ainda fez questão de ressaltar o papel fundamental dos vereadores, principalmente do vereador Zé Henrique que incansavelmente sempre trabalhou para que este dia chegasse. “A Secretaria nasce forte, enraizada e com propósito e hoje temos o teatro municipal que é a casa dos artistas”, ressaltou.
Em seguida, o prefeito convidou os vereadores Gerlos, Lucia Batista, Luiz Encanador, Geraldo Neto do Povo, Cabo Moraes, Lindomar Neves e Flávia Furtado, além de secretários municipais para a assinatura do decreto de nomeação do novo secretário.
Depois de nomeado como gestor da pasta, Isaac Pires disse que o momento é histórico, porque Rio Verde, pela primeira vez, conseguiu uma secretaria exclusiva para a área cultural. “E o prefeito Paulo tem prestigiado a cultura. Tudo que eu já pedi em prol do setor, ele assinou.”
Para completar, Isaac citou os investimentos em prol da cultura em Rio Verde, a exemplo do espaço para o centro de convenções e teatro. “Vamos tornar uma indústria artística e cultural de rendimento para o município. Tenho certeza disso porque há artistas de qualidade na cidade e que a cada dia, estão melhores.”
Também estiveram presentes no evento, Adelício Ala, presidente da Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios (Arlao) e Filadelfo Borges de Lima, representante do Conselho Municipal de Cultura.
