A Câmara de Rio Verde reuniu vereadores e servidores da Casa na manhã desta terça-feira (19), em um ato de apoio à campanha Setembro Amarelo – Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio.

Na oportunidade, o presidente Idelson Mendes franqueou a palavra às pessoas que reforçaram a importância de ajudar as pessoas com sintomas de depressão e de proporcionar um tratamento adequado para quem sofre dessa enfermidade, por meio do auxilio de profissionais especializados.

Vários vereadores e servidores relataram fatos de amigos ou familiares que possuem um caso de suicídio na família.

Em sua fala, o presidente Idelson Mendes lembrou que os sintomas de depressão podem aparecer a qualquer momento. Por isso, ele ressaltou a importância de as pessoas perceberem alguns sinais que indicam tendência suicida nos amigos ou familiares. “Então, é uma luta constante contra um mal que precisamos batalhar. Digo também que é essencial ter fé em Deus na hora de enfrentar as dificuldades”, comentou.

Os servidores da Câmara organizaram uma caixa de recados e disponibilizaram durante todo mês na cantina da Casa e continuará disponível aos servidores e vereadores, onde as pessoas podem deixar suas mensagens de desabafo ou pedidos de oração que, posteriormente, serão encaminhados ao Grupo de Intercessão da Paróquia São Vicente de Paulo. Assim, o grupo fará uma oração pelos pedidos, lembrando que as cartas não serão lidas.

Momento de grande emoção foi quando o vereador Luciano Perpétuo usou a palavra e se emocionou pois seu irmão, o ex-vereador e ex-presidente Elecir Casagrande, cometeu suicídio no início deste ano por conta de uma depressão profunda. Luciano agradeceu a ajuda do presidente Idelson Mendes e dos amigos na hora que passou por momentos difíceis por conta da morte repentina do familiar.

Para relatar certos casos e passar uma mensagem sobre a campanha, também usaram a palavra, os vereadores Geraldo Neto do Povo, Nayara Barcelos, Lucia Batista, Eder Magrão, Cabo Moraes, Lindomar Neves, Gerlos e servidores da Casa.