MEMORIAL DO COVID-19 É INAUGURADO NO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL
01-01-2021

MEMORIAL DO COVID-19 É INAUGURADO NO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL

Foi inaugurado, nas dependências da Câmara Municipal de Rio Verde, um Memorial do Covid-19. O memorial é um breve resumo do que a população mundial, em especial a nossa população de Rio Verde tem passado no enfrentamento da pandemia do Covid-19 com algumas fotos deste período que ficará na memória de todos nós, servidores e vereadores do Legislativo.

O quadro foi descerrado pelo Prefeito Paulo do Vale, juntamente com os demais vereadores. A iniciativa do memorial foi do ex-presidente Idelson Mendes que editou uma Portaria criando o memorial o qual homenageia também todos os vereadores da 18ª Legislatura (2017/2020).

Texto do Memorial:

O ano era 2020...

Tudo começou na China, no final de 2019;

Era apenas 1 caso isolado, e foi aumentando muito rápido até alcançar a Itália, onde teve a primeira morte, o primeiro lockdown. De repente, víamos na TV cenas de corpos empilhados. O que era distante passou a preocupar o mundo todo.

No Brasil, ainda nenhum caso suspeito ou confirmado, mas o carnaval se aproximava, e o país estava prestes a receber turistas de todo o mundo. O problema estava cada dia mais perto. E veio a quarta-feira de cinzas, dia 26 de fevereiro. O primeiro caso confirmado de Coronavírus em território nacional (São Paulo).

Poucos dias depois o vírus se alastrava pelo país em uma progressão geométrica, quando em meados de março chegou a Rio Verde.

Em uma ação rápida, o Poder Público Municipal decretou situação de emergência em saúde pública e criou o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde), além de restringir a abertura do comércio e serviços, não essenciais, com intuito de diminuir ao máximo as aglomerações e circulações de pessoas.

Mas o vírus já estava se alastrando e atingiu os funcionários da BRF. Aí veio o “BOOM”, Rio Verde se tornou o epicentro da doença no Centro-Oeste. Os números de casos cresciam assustadoramente, e as mortes também. Aquele vírus lá da China, que muitos achavam que não chegaria aqui, estava matando nossos cidadãos, pessoas próximas.

A Câmara Municipal de Rio Verde tomou algumas medidas de prevenção. As sessões passaram a ser restritas ao público, e o uso de máscara, de álcool 70% e a aferição de temperatura, passaram a ser obrigatórios. O Presidente, Idelson Mendes, juntamente com todos os vereadores, preocupados com a situação de caos que o município estava prestes a sofrer, fizeram um repasse de R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), do duodécimo, para a Saúde do município. Outros R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais) para a Assistência Social, que foram transformados em cestas básicas para a população que mais sofreu com o impacto do fechamento do comércio.

Em dezembro de 2020, a vacina chega ao mundo, primeiramente nos países da Europa e América do Norte. O Brasil ainda espera a vacina.

O vírus fez o ser humano mudar. Mudaram-se os hábitos, a higiene pessoal, a comunicação, enfim, tudo mudou. Inventaram até um nome. “O novo normal”

...o ano ainda é 2020, e 2021 é nossa esperança!